top of page

   

A energia elétrica é atualmente um bem essencial à vida e atividade humana. Portanto a rede de produção e distribuição de energia elétrica é uma das maiores e mais complexas obras de engenharia.

                A procura por este bem aumenta diariamente sendo necessária uma aposta forte não só em novos meios de produção de energia limpa como otimização dos meios já existentes. Portugal é um país por excelência na produção de energia renovável, contudo ainda existe muito trabalho no caminho da independência energética e na otimização de recursos e meios.

      Os aproveitamentos hidroelétricos são obras de engenharia fantásticas, não só pela possibilidade de produção de energia elétrica, mas também por permitir controlo de caudais, abastecer a população e industria de água, e contribuição para o desenvolvimento da região através do comércio e lazer.

     Este documento irá estudar o desempenho de um sistema hidroelétrico de duas barragens em cascata em diversas condições. O objetivo passa pela otimização deste sistema, resultando no maior retorno financeiro possível.

Apesar de ser um modelo simples e simplificado do problema real, os resultados e ilações serão interessantes de analisar.

Resumo

bottom of page